sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Comitê tenta apoio da bancada federal para evitar despejo de terras da União no Nortão

PUBLICIDADE

Comitê Pró-Regularização Fundiária da Região Norte, há dois anos intermédia à paz no campo, evitando situações conflituosas entre produtores e trabalhadores rurais sem-terra. O presidente Alberto Cesário (Betinho), está em Brasília, buscando apoio da bancada federal de Mato Grosso. “As questões agrárias são decididas em Brasília e dependemos do apoio dos nossos parlamentares federais” ponderou Betinho.

Segundo o presidente do Comitê Pró-Regularização Fundiária, Alberto Cesário (Betinho), o deputado federal Lino Rossi (PP), abraçou a causa dos produtores rurais e não está medindo esforços para aplicar políticas que vêem de encontro com os anseios da classe na Região Norte. “Lino Rossi está sendo o companheiro das horas difíceis” declarou Betinho.

A Região Norte vivencia uma problemática fundiária e registra um grande número de invasões de propriedades rurais. O INCRA está provocando imensa confusão fundiária, realizando a retomada de micros, pequenas e médias propriedades, ocupadas há mais de 25 anos e destinando para fins de reforma agrária. A justiça federal concede “imissão de posse” de propriedades de até 90 hectares e as depositam aos trabalhadores rurais sem terra, acampados ás margens das propriedades.

 
Na semana passada o INCRA retomou a propriedade do produtor rural Izário Batista Braga (74), localizada no municipio de Nova Guarita (Região Norte) e desalojou o proprietário assentado pelo órgão em 1.983 e mais 05 filhos. De imediato, assentou sumariamente 06 familias de trabalhadores rurais sem-terra que estavam acampadas a pouco mais de 03 meses num acampamento da Comissão Pastoral da Terra – CPT. A medida revoltou a classe produtora.

Segundo o superintendente regional do INCRA Leonel Wolfhart, no próximo dia (10.09) o INCRA realizará uma força-tarefa na Região Norte para cumprir a reintegração de posse de pelo menos 179 propriedades rurais. O presidente da Comissão de Terras e Desenvolvimento Agrário na Assembléia Legislativa, deputado estadual Pedro Satélite (PPS), defende a exoneração do superintendente, Leonel Wolfhrat devido às medidas arbitrárias adotadas pelo mesmo e na provocação da confusão fundiária. “As medidas eleitoreiras adotadas por ele, está provocando o colapso da Região Norte” afirmou Satélite.

 

O deputado federal Lino Rossi (PP), agendou para a próxima semana uma audiência com o Ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rosseto, quando discutirá os problemas fundiários. Rossi, já convidou o presidente do Comitê Pró-Regularização Fundiária Alberto Cesário (Betinho) e uma comissão de produtores rurais para participar da reunião na sede do MDA.

 

Alberto Cesário (Betinho), acompanha o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) e o presidente da Comissão de Terras e Desenvolvimento Agrário, deputado Pedro Satélite (PPS), numa reunião com o ouvidor nacional do INCRA, desembargador Gercino da Silva Filho. A comitiva tenta cancelar a força-tarefa programada para acontecer no próximo dia (10.09), quando será feita a reintegração de 179 propriedades rurais

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senac abre mais de 800 vagas em cursos de qualificação em Sinop, Sorriso e mais sete cidades

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) anunciou hoje...

Sorriso fortalecerá projetos de cultivo com contratação de empresa na análise

A prefeitura fará processo licitatório voltado para análise de...
PUBLICIDADE