O relator da comissão Temporária – Riscos Ambientais, senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) agradeceu a recepção que Mato Grosso ofereceu aos senadores e destacou o encerramento da primeira etapa do trabalho dessa comissão. Entre as propostas que serão apresentadas, o senador anunciou a revisão do Código Ambiental e cobrou a presença do Estado nas discussões. Ele disse que na próxima semana, serão encaminhadas as proposições ao Senado Federal, que culminarão num relatório apontando as soluções. Ribeiro também lamentou que a Amazônia é cobiçada internacionalmente, e não pelos brasileiros.
Ao cobrar a presença do Estado, o senador citou como exemplo o Pará, que já tem o seu zoneamento socioeconômico ecológico aprovado por unanimidade. “Todos os Estados precisam aprovar os seus zoneamentos. É preciso rever e dar condições para que os estados brasileiros façam a legalização fundiária”, acrescentou.
O presidente da comissão de Meio Ambiente do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB/TO) afirmou ser desnecessária o uso da força policial na fiscalização e pediu regras claras para o desenvolvimento e preservação do meio ambiente. “Saio daqui muito bem impressionado com o desenvolvimento econômico de Mato Grosso”, disse se referindo ao grande volume da produção do estado.