Por razões ainda desconhecidas dos astrônomos, o Cometa 17P Holmes tinha que tinha tudo para ser um fracasso, tornou-se em dois dias o centro da atenção de milhares de telescópios ao redor do Globo. O Cometa que está sendo apelidado de “O Cometa Urbano” por esta sendo visível até mesmo nos grandes centros urbanos, cresceu seu brilho em um milhão de vezes em poucos dias.
O Cometa está atualmente há 245 milhões de quilometros de distancia da Terra, mas por um fenomeno ainda sem explicação seu núcleo tornou-se maior em diametro do que o planeta Júpiter.
“Ontem, por volta das 23:20 hs o cometa pôde ser visto a olho nu no bairro CPA. Isto é um fato muito raro, pois geralmente os cometas são melhores vistos em lugares sem iluminação pública”, comenta o astronomo Eduardo Baldaci. “Infelizmente, não vamos poder mostra-lo ao público, pois a insegurança está muito grande e o cometa só pode ser melhor observado após as 23 horas.
Quem quiser olhar o cometa, deve olhar após as 23 horas em direção ao Norte. Localize um V invertido de estrelas e siga em linha reta até o horizonte norte. Bem baixo, cerca de 20graus do horizonte, o observador poderá ver uma bola esfumaçada. Trata-se do Cometa 17P Holmes.