quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Começa semana que vem em Lucas do Rio Verde castração de 500 animais

PUBLICIDADE
Só Notícias

A secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária iniciam, na próxima semana, as ações do projeto para castração animal e fazer controle populacional e de zoonoses com a realização de cirurgias de esterilização de cães e gatos fêmeas (ovário salpingo histerectomia) na área urbana do município. Neste primeiro projeto devem ser castrados cerca de 500 animais. “A castração é um procedimento que nos trará resultados a médio e longo prazos e que é de suma importância para o controle de doenças e também para o controle populacional dos animais. Neste momento, faremos as cirurgias apenas em fêmeas, seguindo orientação científica que aponta controle mais efetivo quando a castração é em fêmeas. Mas, além disso, nós orientamos para que cada animal seja bem cuidado por seus donos e para que estes tenham uma posse consciente, cuidando da saúde e do bem-estar de seus animais”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Bespalez.

Os donos devem fazer um credenciamento na Vigilância Sanitária que analisará os documentos apresentados e fará avaliação dos animais. Poderão ser beneficiados os animais pertencentes à famílias de baixa renda e animais albergados nas ONGs cadastradas através de Edital de Chamamento (Alpatas e Ampara).

Neste sentido, será priorizado o atendimento de famílias que estejam recebendo benefícios sociais provenientes dos governos Federal, Estadual ou Municipal, registrados na Secretaria Municipal de Assistência Social, no Cadastro Único Nacional para programas sociais ou enquadradas como de baixa renda segundo classificação do IBGE ou Governo Federal.

Com “documentos pessoais e de comprovação de baixa renda, os proprietários de animais podem procurar a Vigilância Sanitária para o credenciamento. Também é preciso apresentar a carteira de vacinação do animal. As fêmeas que serão castradas têm que ter um bom estado nutricional e imunológico e será feita uma avaliação pelo nosso setor para autorizar o procedimento.

É recomendado que a castração dos animais deve incluir avaliação pré-operatória, medicamentos, materiais e avaliação pós-operatória, bem como os cuidados dos donos com seus bichinhos, informa a assessoria.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão em Mato Grosso ganha R$ 711 mil após acertar 15 números na loteria

Um bolão com quatro apostadores em Rondonópolis (144 quilômetros...

Confirmado show de Gusttavo Lima em Lucas do Rio Verde

A diretoria da Expolucas confirmou, há pouco, que Gusttavo...
PUBLICIDADE