Começou hoje no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, a conferência mundial Katoomba Meeting Brasil 2009, em que o principal assunto a ser discutido é o pagamento de serviços ambientais. O governador do Estado, Blairo Maggi, destacou que é preciso fazer com que as florestas sejam preservadas e a conservação possa valer algo. “Esse encontro tem essa missão e essa visão. Os convidei para fazer esse encontro em Mato Grosso para que pudessem estar mais próximos dos produtores que vivem nessa região”, comentou.
Sobre como será o processo de pagamento por serviços ambientais prestados, Maggi explicou que o tema será aprofundado na reunião fechada que ocorre no Sesc Pantanal, nos dois últimos dias (sexta-feira e sábado), entre cientistas e ambientalistas.
Outro ponto a ser abordado é o programa de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), que será implementado na região Noroeste de Mato Grosso, por ser uma área que ainda tem um grande índice de preservação, são 10 milhões de hectares intactos e apenas 18% dessa área está alterada.
O Estado deve assinar com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, um protocolo para implantação do MT Legal, acordo desenvolvido pelo Ministério Público do Estado, Federação das Indústrias de Mato Grosso(Fiemt), trabalhadores, ambientalistas. A Assembleia Legislativa discutiu e aprovou o projeto.
“Hoje o ministro vem, vamos assinar para que todos aqueles que sejam ilegais venham para legalidade, cometi um erro e a partir desse momento vou desenvolver um programa de recuperação é esse o propósito. Pretendemos legalizar mais de 140 mil propriedades e mostrar que é possível produzir e produzir corretamente”, disse Maggi.