quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Começa a faltar vacina contra aftosa em Sinop

PUBLICIDADE

Faltam 15 dias para o término da 3ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa e muitos pecuaristas já estão encontrando a falta da vacina no mercado. Algumas lojas em Sinop já estão sem doses.
Segundo as lojas agropecuárias em Sinop, há falta de vacina nos laboratórios devido ao surgimento de focos da doença. Em algumas lojas as vendas já duplicaram em relação ao ano passado.

“Com esse foco no Mato Grosso do Sul, o pessoal antecipou a campanha e todos os produtores queriam fazer a vacina e o laboratório não estava preparado para isso”, disse o técnico agrícola, Hélio Oniski.

Outra loja já está sem a vacina desde a semana passada, e só esperam conseguir mais uma remessa na semana que vem. O gerente Otomar Nunes explicou que nos anos anteriores a maioria dos produtores deixava para comprar a vacina nos últimos dias da campanha, o contrário do que está acontecendo.

Outro motivo que estaria atrasando a liberação das doses seria porque alguns lotes estariam sendo reprovados antes de chegar nas revendas, quando passam pela aprovação do selo de qualidade, pela Central de Selagem de Vacinas, em São Paulo.

A situação também está sendo sentida em outros estados. No Paraná a campanha termina no dia 20, e não há vacina no comércio. Em Mato Grosso do Sul, onde foram encontrados os focos, a procura pela vacina aumentou 40%.

Só em Sinop, até a quinta-feira passada, tinham sido comercializadas 250 mil doses da vacina. Em toda a região tinham sido vendidas cerca de 400 mil doses. A campanha que foi antecipada em Sinop, deve vacinar até o próximo dia 30, 60.900 cabeças. Em toda a regional que engloba os municípios de Cláudia, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Marcelândia, Itaúba e União do Sul, são 538.234.

Em todo o país foram comercializadas 322 milhões de doses este ano. Em 2004 foram 332 milhões.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...

Sinop é 2º no Estado com mais ações judiciais por acidentes de trabalho

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso analisa cerca...

Programações esportivas serão ampliadas com mais equipamentos em Matupá

A secretaria municipal de Esporte e Lazer em Matupá...
PUBLICIDADE