Deve começar entre o final deste mês e o início de junho, a colheita do milho safrinha na região Norte. A produtividade por hectare deve ser menor, devido a algumas situações adversas enfrentadas pelos agricultores, como a incidência de longos períodos chuvosos e de seca, que prejudicaram na formação da espiga.
“Existe colheita em algumas pequenas propriedades, mas ela deve ser intensificada mais para frente. A produtividade por hectare deve reduzir, mas devido ao aumento na área plantada, a produção total deve ser maior que no ano passado”, disse o presidente Antônio Galvan.
Ainda segundo o sindicalista, até o momento não há uma estimativa do total da redução que os agricultores deverão encontrar. “É difícil prever a redução porque este ano foi atípico. Houve veranico, depois praga, por falta de chuvas. Depois que estiver colhendo o agricultor deve contabilizar”, acrescentou.
Somente em Sinop, foram cultivados em torno de 65 mil hectares de acordo com o Sindicato Rural. Na região, que engloba municípios vizinhos como Santa Carmem, Itaúba, Tabaporã, Vera, Claudia e uma parte de Sorriso produzem cerca de 150 mil.
Em Sorriso, onde a produção dobrou neste ano, em relação a 2006, também estima-se que haverá redução. De acordo com o Sindicato Rural, a produtividade deve ficar entre 15 a 20% menor que a registrada no ano passado. Foram plantados mais de 200 mil hectares.