O mutirão de cirurgias de catarata da Caravana da Transformação em Sinop começa nesta quarta-feira e vai até o dia 2 de junho. De acordo com o coordenador-geral do programa, José Arlindo Júnior, a expectativa é realizar nesta edição cerca de cinco mil cirurgias oftalmológicas, entre catarata, yag laser e pterígio.
“Com esta edição, pretendemos chegar a um número total de 66 mil cirurgias realizadas pelo programa. É uma projeção, já que a regulação dos pacientes vai até a próxima sexta-feira, dia 25. Então vamos acompanhando o andamento dos cadastros e cirurgias”, completou.
Os pacientes agendados devem comparecer ao estacionamento do Estádio Gigante do Norte na data e horário marcado portando o crachá de identificação e a ficha de anamnese pré-cirúrgica fornecidos no dia da consulta. Além disso, é preciso levar um documento de identidade e cartão SUS atualizado.
Para atender os pacientes, a caravana conta com duas carretas cirúrgicas e uma equipe formada por quatro cirurgiões oftalmologistas e um anestesista. Cada unidade móvel possui duas ilhas cirúrgicas e os procedimentos duram em torno de 6 a 10 minutos, dependendo da gravidade da patologia de cada paciente. A estrutura tem capacidade para realizar até 400 cirurgias por dia.
“Temos aqui uma equipe médica muito experiente, uma ampla estrutura de saúde e segurança para o paciente. Contamos ainda com ambulâncias do Samu de prontidão. Todo o equipamento é de ponta e a técnica ambulatorial utilizada é muito segura”, comentou José Arlindo
Quem passa pela cirurgia de catarata, recebe um óculos especial de proteção que deve ser utilizado por 30 dias e são acompanhados em consultas pós-operatórias 24h, sete dias e trinta dias após o procedimento. Além disso, o paciente recebe materiais informativos e orientações sobre os cuidados pós-operatórios.
A primeira etapa do atendimento pós-operatório já começa na quinta-feira, dia 24 de maio, na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sinop.
“Nós garantimos um atendimento de qualidade, mas é importante ressaltar que o paciente precisa fazer sua parte. Para que o procedimento tenha sucesso, precisamos da colaboração de cada um. O paciente precisa comparecer às consultas e seguir todas as prescrições e cuidados que lhe forem orientados”, concluiu o coordenador-geral da Caravana.
O Governo do Estado disponibiliza ainda um canal de atendimento gratuito ao paciente pelo telefone 0800 770 7011, para o esclarecimento de dúvidas ou registro de intercorrências. O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A Caravana de Sinop teve início no dia 21 de maio e segue até o dia 2 de junho. As consultas e exames serão realizados até o próximo dia 27 e as cirurgias já começam amanhã. Os serviços de cidadania serão ofertados nos dias 24, 25 e 26 de maio.
Além de Sinop, serão atendidos pacientes de Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Vera, Diamantino, Tabaporã, União do Sul, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Colíder, Guarantã do Norte, Marcelãndia, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Apiacás.