Geral

Cinco municípios no Nortão terminam ano sem homicídios dolosos, confirma secretaria

Os municípios Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena, Itaúba, Paranaíta, Ipiranga do Norte fecharam o ano passado sem registrar casos de homicídio doloso, conforme os dados da Superintendência do Observatório de Segurança Pública, vinculada à Adjunta de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

As cidades de Água Boa, Araguainha, Conquista d’Oeste, Curvelândia, Figueirópolis d’Oeste, Glória D’Oeste, Jauru, Lambari d’Oeste, Nova Nazaré, Novo Horizonte do Norte, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Rondolândia, Salto do Céu, Santa Rita do Trivelato, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, Tesouro e Vale de São Domingos também não tiveram homicídios dolosos.

Também houve 74 municípios que apresentaram entre um a cinco registros de homicídio doloso ao longo de todo o ano passado, 27 com seis a 11 casos e 14 cidades registraram acima de 12 homicídios. Neste levantamento estão contabilizados os homicídios dolosos, ou seja, não abrangem crimes como latrocínio, por exemplo.

O secretário de Estado de Segurança, Alexandre Bustamante, destaca o desafio de implementar ações de prevenção e repressão nos 141 municípios mato-grossenses. “Nosso estado tem uma grande extensão territorial, além da região de fronteira com a Bolívia que é utilizada como porta de entrada de drogas, um crime que acaba resultando em outras ações criminosas, como o homicídio, por exemplo”.

Ele ressalta que o trabalho conjunto das forças policiais é responsável pelos resultados positivos. “É preciso reconhecer o empenho de todo o sistema de segurança, desde o aspecto preventivo, o trabalho técnico de inteligência, de dados, perícia, investigação, até o operacional com enfrentamento da criminalidade nas ruas, e também a parte de ressocialização de reeducandos e socioeducativa que estamos melhorando. Temos homens e mulheres comprometidos se dedicando todos os dias para garantir a segurança da população”.

Ao todo, foram contabilizados 810 homicídios dolosos no ano de 2020 em Mato Grosso. Cuiabá registrou 80 casos, seguida de Várzea Grande, com 49 casos. Em Sinop e Rondonópolis houve 37 registros cada.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)