Depois de aproximadamente 60 dias, de acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE choveu novamente em Nova Mutum no final da tarde de ontem. O vento que soprava no sentido norte/sul trouxe a tão esperada chuva do caju, que este ano resolver cair só no último dia de agosto. Apesar do volume insignificante na zona urbana ela foi suficiente para amenizar a poeira e renovar a qualidade do ar. Em determinados regiões do interior este volume chegou a 25ml.
De acordo com o site Climatempo, não há previsão de mais chuva para Nova Mutum no decorrer deste final de semana, entretanto o clima quente e mais úmido proporciona condições favoráveis para que pancadas isoladas voltem a acontecer. A temperatura deve variar entre 21º e 35º no sábado e no domingo. Hoje, sexta-feira, a mínima foi de 19º e a máxima na tarde de hoje também deve chegar aos 35º. Já segunda-feira (04/09) promete ser um dia ainda mais quente, com mínima de 22º e máxima de 35º.
A unidade relativa do ar em Nova Mutum, segundo informações da Defesa Civil de Mato Grosso, esteve beirando os 30% no decorrer das últimas semanas. Os números foram levantados através da Estação Metereológica do órgão no município vizinho de São José do Rio Claro. Apesar de não ser considerado um índice crítico, estava pela metade do normal para a região, que é na faixa de 60% no decorrer do ano. Com isso, medidas preventivas chegaram a ser orientada, a exemplo da maior ingestão de líquidos e evitar a exposição ao sol nos períodos mais críticos.
A chuva registrada ontem, anuncia um período de normalização nas precipitações a partir de agora. Ela também significa a diminuição dos focos de queimadas, tanto urbanas como rurais (que apesar de proibidas continuam sendo registradas em Mato Grosso), os preparativos do plantio para próxima safra, assim como economia para a administração pública em Nova Mutum. Na época de seca a Secretaria de Obras acaba aumentando suas despesas com hora extra para molhar as ruas ainda não asfaltadas e também para irrigar canteiros das avenidas principais da cidade.
Chuva do Caju – As primeiras chuvas registradas após o período de seca na região Centro-Oeste e em especial Mato Grosso recebem o nome popular de “chuva do caju”, pois coincide com a época em que os cajueiros estão com os frutos em fase de desenvolvimento e a chuva acaba apressando o amadurecimento. O clima equatorial – tropical quente e semi-úmido, característico de Nova Mutum, proporciona estações climáticas definidas: o de seca que estende-se de maio a setembro e o de chuvas que vai de outubro até abril. A partir de agora se vivencia um período de transição.