terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Cerca de mil pessoas devem ser atendidas no “Dia D” de Combate ao Diabetes em Sinop

PUBLICIDADE

A aposentada Nadir Victor, que mora no bairro Jardim Celeste, foi, esta manhã, fazer verificação de tipo sanguíneo, aferir pressão e receber orientações sobre diabetes. Ela é uma das quase mil pessoas que devem ser atendidas no “Dia D de Combate ao Diabetes”. “É bom, porque às vezes a gente não tem tempo e também pra ver o tipo de sangue tem que pagar e aqui é de graça. A gente aproveita e vem fazer”.

A ação, realizada por meio de uma parceria entre o Lions e Leo Clube de Sinop e prefeitura começou hoje e segue neste sábado, com início às 8h e término previsto para as 17h, na praça Plínio Callegaro. “Tem apoio da prefeitura, porque o Lions e o Leo sozinhos não conseguem fazer uma campanha dessas. Então fomos buscar colaboradores para fitas, agulhas, exames posteriores de laboratórios. Aqueles que derem alterados vamos encaminhar para exames específicos para ver realmente como está. A gente vai ajudar no que precisa no atendimento”, garantiu a presidente do Lions Sinop, Jailidi Marangoni.

Durante os dois dias serão realizados testes gratuitos de índice glicêmico, aferição da pressão, tipagem sanguínea e orientação por profissionais da saúde de forma gratuita. O objetivo é o diagnóstico, bem como prevenção e conscientização acerca do Diabetes.

A campanha tem como público alvo toda a sociedade sinopense, principalmente as pessoas que estarão frequentando a Avenida Júlio Campos nos dois dias e comerciantes locais.

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto – a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE