Cerca de 800 trabalhadores foram mantidos pelo consórcio responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Colíder, entre os municípios de Nova Canaã do Norte e Colíder. A assessoria da Copel, empresa responsável pelo empreendimento, explica que esses remanescentes são moradores dos dois municípios e também da região. Este número de trabalhadores foi mantido para atuar na reconstrução das estruturas do canteiro de obras. Porém, não está descartada a possibilidade deste número ser reduzido momentaneamente.
Ao todo, cerca de 1,3 mil trabalhadores foram demitidos. Grande parte desses, vieram de outros estados para auxiliar na construção da usina. De acordo com a assessoria, empreiteiras continuam realizando levantamentos de estruturas e itens que foram danificados para definir como será o retorno efetivo das atividades. Algumas estimativas apontam de três a seis meses para que as obras da barragem e demais estruturas permanentes retornem ao mesmo ritmo de antes do incidente. No entanto, esse prazo ainda não pode ser confirmado.
O consórcio responsável pela construção da usina informou que já está providenciando a recuperação das estruturas do refeitório e da oficina mecânica do canteiro de obras. Os dois locais não foram totalmente destruídos e em breve estarão em condições de operação. Além dessas atividades, funcionários das empreiteiras estão realizando no canteiro o bombeamento em locais com água acumulada por causa das chuvas, o controle de erosões, a retirada de lixo dos depósitos, e a limpeza de banheiros químicos e escritórios próximos à estrutura da obra. Outra equipe atua em atividades de montagem eletromecânica das guias de comporta do vertedouro.
Conforme Só Notícias já informou, cerca de cerca de 90% do canteiro de obras do local foram destruídos, entre os dias 11 e 12 de fevereiro. Os vândalos cobriram o rosto com as camisas e destruíram alojamentos, escritórios, veículos, ônibus, caminhões, academia. Eles também arrombaram os caixas eletrônicos do local e levaram o dinheiro. Cinco pessoas foram presas. Três homens estavam com R$ 36 mil em dinheiro. Também foram presos dois homens que renderam os vigias e pegaram uma arma.
O delegado de Nova Canaã do Norte, Bruno Abreu, responsável pela apuração do crime, aponta que o prejuízo para a empreiteira passa dos R$ 30 milhões.
A hidrelétrica Colíder terá 300 megawatts (MW) de potência quando estiver pronta. Metade das obras da usina estão concluídas. A previsão inicial era de que o local pudesse entrar em funcionamento em 2015. Com este problema, ainda não se pode dizer se o prazo será o mesmo ou não. Por meio de nota, a Copel informou que “aguarda a investigação policial para responsabilizar criminalmente os responsáveis pelos atos de vandalismo”.