PUBLICIDADE

Cerca de 19 mil diárias pagas para tratamento de dependentes em MT

PUBLICIDADE

Cerca de 19 mil diárias em unidades terapêuticas para o tratamento de dependentes e o  aumento nas prisões em flagrante de traficantes 300% em Cuiabá. São alguns do resultados do Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, lançado  em novembro passado, e que completa sete meses, focando as ações em quatro eixos: prevenção, repressão, tratamento e financiamento. A avaliação do programa foi feita, esta semana, pelos representantes do Comitê Gestor do Plano Antidrogas, formado por representantes do Governo Estadual e também do poder Judiciário e Legislativo.

Para o presidente do Comitê, secretário-adjunto de Justiça, Genilto Nogueira, a avaliação do plano é positiva. "Nestes sete meses nós quebramos alguns paradigmas e crescemos em todos os eixos de trabalho. Temos percebido uma forte integração entre os setores e a boa recepção da população". O número de instituições cadastradas pelo Governo para o tratamento também cresceu e em breve, o Estao deve contratar outras 38 mil diárias em unidades terapêuticas para o tratamento de dependentes.

O secretário-adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destacou o fortalecimento de programas já existentes como o "De Cara Limpa Contra as Drogas" e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Segundo ele, o trabalho de prevenção foi fortalecido dentro das escolas, incluindo a capacitação dos profissionais para abordar o tema com os alunos, além de promover atividades para ocupar o tempo das crianças. "Essa é uma ação integrada que não tem como voltar. Todo tratamento de drogas requer um trabalho conjunto. De nada adianta a Polícia prender o traficante se o Judiciário o soltar, se não tiver leito suficiente para tratar os dependentes", acrescentou.

Os membros do Comitê celebraram o avanço, mas também reconhecem que ainda há muito trabalho a ser feito. Genilto lembra que o Plano traça metas de curto, médio e longo prazo e que as ações precisam ser permanentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE