quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Ceprotec Sinop fará seminário de administração rural

PUBLICIDADE

Acontecerá no período de 29 a 31 de maio, no auditório do Ceprotec de Sinop, o Primeiro Seminário de Administração Rural. Trata-se de um trabalho de discussão, reflexão e conscientização de empresários, trabalhadores e comunidade em geral, sobre a importância da Administração para o desenvolvimento do agronegócio e as perspectivas para a região norte de Mato Grosso, bem como a importância da inserção do Técnico em Administração Rural no mercado no contexto atual.

A abertura do evento será às 19 horas do dia 29 com a palestrante Hamilton Pereira da Silva, engenheiro agrônomo e consultor especialista em agronegócios. Para a terça-feira, 30.05 está programado um painel para debater as alternativas de desenvolvimento da região norte de Mato Grosso, com representantes de sindicatos patronais e de trabalhadores da agropecuária, instituições financeiras e de fomento como o Banco do Brasil e Sicredi e do doutor em Administração Fiorelo Picolli, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat. Na noite de encerramento, 31.05 serão apresentados trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso técnico em Administração Rural do Ceprotec de Sinop. Os trabalhos abordam os temas: Terceira Safra, vantagens da integração lavoura-pecuária no período da seca; o aproveitamento dos resíduos do arroz na ração animal; bananicultura e ecoturismo em áreas rurais, uma alternativa sustentável.

O consultor Hamilton Pereira, palestrante do evento, explica que no passado, a agricultura desempenhou um papel secundário no desenvolvimento das nações desenvolvidas, participando apenas como geradora de capital e mão-de-obra. A medida que o setor agrícola foi tendo o seu tamanho reduzido, cedendo espaço a outras atividades econômicas, tornou-se necessária uma compensação através da adoção de novas tecnologias de produção e de administração. Para ele, o agricultor de hoje deverá adotar uma estratégia de gerenciamento mais agressiva, em face dos novos desafios: globalização, aumento dos juros, elevadas produtividades dos produtos agropecuários, diminuição dos preços pagos e dos financiamentos. Por isso, é muito importante que os produtores conheçam profundamente o seu negócio, procurando definir bem o mercado que irão atuar, e buscando adaptar as condições de suas propriedades para atendê-lo. “ O empresário rural deve buscar constantemente, informações atualizadas para auxiliarem nas tomadas de decisão, pois atualmente o negócio agrícola tem a mesma dinâmica dos demais setores da vida econômica do país, e para ser bem gerenciado, é necessário um perfeito conhecimento do que ocorre dentro da propriedade e do ambiente no qual ela está inserida”, concluiu, informando o contexto que será abordado em sua palestra.

O Ceprotec formará sua primeira turma de Técnicos em Administração Rural na Unidade de Sinop em agosto desse ano. Para o professor do curso Jefferson Daltro, a instituição, como centro de Educação Profissional e Tecnológica, tem cumprido seu papel na formação de profissionais qualificados. “Esse seminário funcionará como instrumento de convergência de idéias e discussão de soluções para um setor estratégico que está em crise. Também é uma forma de interação dos futuros técnicos com a sociedade e com o meio no qual atuarão profissionalmente”, declarou o professor.

As inscrições para o evento são gratuitas, porém as vagas são limitadas. A participação é livre e aberta a comunidade. Os participantes que completarem a carga horária de 12 horas terão direito a receber certificado. Maiores informações pelo telefone 3515-9312.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE