
Completando dez anos de existência, o grupo prepara uma apresentação de, pelo menos, meia hora e, de acordo com uma das integrantes, a promessa é surpreender e encantar. Além dos tambores, o grupo usará, ainda, a flauta tradicional japonesa “shinobue” e o bandolim japonês “shamisen”, instrumentos que ajudarão a dar um charme maior à apresentação.
Essa novidade só foi possível para Sinop devido à festa das nações que franqueia às entidades sociais do município a elaboração e comercialização de prato típico de cada país, bem como uma apresentação que simbolize a cultura do país escolhido.
O casal Iria e Munifume Matsubara são o elo entre Prefeitura e o grupo Hanabi Wadaiko. Para eles, dividir a cultura japonesa com os sinopenses era um sonho antigo. “Esse é o meu sonho que venho acalentando há algum tempo para o sinopense assistir uma cultura nipônica”, confessa Iria reiterando que: “meu esposo e eu pretendemos presentear a cidade mostrando uma coisa bonita da cultura japonesa”.
Matsubara confessa, ainda, que enxergou, na volta da festa das nações, a oportunidade de tornar seu sonho realidade e foi quando entrou em contato com o grupo, viu a disponibilidade e, então, conversou com o diretor de Cultura, Daniel Coutinho que, prontamente, acolheu a sugestão e o presente para toda a população sinopense que é a apresentação de Hanabi Wdaiko.


