Mais seis carretas foram apreendidas com ATPF’s irregulares em Mato Grosso ontem. Três delas estavam transportando madeira com Autorização para Transporte de Produto Florestal (ATPF) clonadas, duas lavadas e uma sem o documento. As cargas apreendidas totalizam 245 m3, que tem como origem os municípios de Tabaporã, Juara e Marcelândia. Segundo o responsável pela Divisão de Fiscalização do Ibama no Estado, Eduardo Engelmann, as ATPF’s lavadas são apagadas geralmente com água sanitária e preenchidas com novos dados. No caso das clonadas, coloca-se um número de série de uma ATPF verdadeira em uma falsa.
Na última quinta-feira duas carretas foram apreendidas com ATPF’s clonadas. Outra apreensão ocorreu no dia 05, em que nove carretas tentaram passar o carregamento de madeira com três autorizações. Segundo a Polícia Rodoviária Federal três caminhões passavam e entregavam os documentos a uma pessoa que os repassava aos outros caminhões para que pudessem passar.
O esquema foi descoberto por meio de uma denúncia anônima. Além disso, descobriu-se que a empresa não estava cadastrada junto ao Ibama e utilizava ATPF de outras empresas dos municípios de Porto dos Gaúchos, Sinop e Sorriso. Ao todo foram apreendidos 450m³ de madeira. Atualmente existem 21 carretas apreendidas no Posto de Fiscalização do Ibama noTrevo do Lagarto.