domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Candidatos a deputado em Sinop avaliam novo cenário com saída de Baiano

PUBLICIDADE

Com a desistência da candidatura do ex-secretário Estadual de Esportes Baiano Filho (PPS), confirmada hoje de manhã, Sinop passa a ter cinco candidatos a deputado estadual. A decisão, conforme Só Notícias informou em primeira mão, ocorreu durante reunião, na câmara, entre os candidatos a estadual Juarez Costa (PMDB), Dilceu Dal Bosco (PFL), Gilson de Oliveira (PP) e Baiano foi motivada pelo atual cenário político de Sinop, em que há possibilidades de nenhum candidato se eleger. O encontro foram a portas fechadas, sem a presença da imprensa. Depois da conversa, eles reuniram os jornalistas e Baiano, não contendo as lágrimas, anunciou que se retira da disputa.

“Todos nós programamos as nossas candidaturas, trabalhamos e todo mundo acha que ganha a eleição. É claro que algumas candidaturas tem mais força que outras. Sem desmerecer nenhuma delas, a nossa candidatura e a do deputado Dilceu são as com mais possibilidade de votos. Mesmo assim, com cenário que nós estávamos observando, com quatro candidatos, não desprezando os outros dois, correríamos um risco muito grande de todos nós perdermos e a cidade de Sinop ficar sem nenhum representante na Assembléia Legislativa”, explicou Baiano.

O ex-secretáro também convidou o candidato Gilson de Oliveira (PP) a abrir mão da candidatura, favorecendo ainda mais a eleição de dois deputados de Sinop. “Fiz uma proposta para o Gilson somar comigo nesta decisão e ficarmos somente com dois candidatos que podem ser eleitos”, conclui. Baiano ainda não confirmou se irá coordenar a campanha de Blairo Maggi na região, mas afirmou que a partir de agora vai integrar a equipe da campanha do governador, coordenada por Luiz Antonio Pagot.

O vereador Gilson de Oliveira praticamente descartou a possibilidade de recuar da candidatura, já que, segundo ele, vem “atravessando um momento muito bom dentro do partido, inclusive em pesquisas. “Colocamos as nossas dificuldades, diante do trabalho que já desenvolvemos junto ao partido, em Sinop e em cidades da região. Vamos conversar com a direção do partido, mas acho difícil voltar atrás”, ponderou.
Ele também disse que as facilidades de eleger candidatos de Sinop passam ser maiores a partir de agora.

O candidato à reeleição, deputado Dilceu Dal Bosco (PFL) também destacou a importância da eleição de representantes de Sinop, que passa a ser mais fácil. “ Sem uma candidatura forte, consolidada como é a do Baiano Filho, como eu tenho andado muito na região Norte e sei de seu trabalho, de sua estrutura, faz com que você tenha o mesmo número de votos divididos por um número menor de candidatos, dando um a possibilidade maior a todos. Mas a eleição é muito difícil, temos que trabalhar muito para que Sinop não deixe de ter seus representantes na Assembléia Legislativa”, enfatizou.

Para o vereador Juarez Costa (PMDB), a eleição de dois candidatos de Sinop já passa a ser certa. “Nós, que passamos entender melhor da política, sabemos que Sinop não elege deputado. É preciso ter os votos aqui e buscar fora. E, com essa definição do Baiano, vemos a posssibilidade de Sinop eleger dois deputados com certeza e com toda tranqüilidade mesmo porque o Dilceu tem um trabalho fora e nós conquistamos um espaço fora com a ida de Silval para vice de Blairo Maggi”, complementou.

Os outros dois candidatos a deputado estadual, Leandro Valendorf (PDT) e Cicero Maciel (PT), não foram convidados para participar da reunião, que foi exclusiva para os quatro candidatos da coligação “Mato Grosso Mais Forte e Justo”, que é formada por 12 partidos incluindo PFL, PMDB, PP e PPS.

Valendorf, que está em Cuiabá, participando de encontro do PDT, disse que a saída de Baiano aumenta chances dos candidatos de Sinop e que possam ser eleitos ao menos dois. “Os candidatos não devem trabalhar apenas em Sinop, mas também na região”, acrescentou Valendorf, ao Só Notícias. “O gesto de Baiano foi coerente com a situação do grupo deles. Mas, no meu caso, não posso recuar pois não estamos no mesmo arco de aliança”, afirmou.

O candidato Cícero Maciel (PT) disse que a preocupação do PT é também diminuir o número de candidaturas. “Defendemos que cada coligação tenha apenas um candidato a deputado estadual: uma apoiando Blairo, outra apoiando Antero e outra apoiando Serys”, defendeu o petista. “Isso tornaria a disputa igualitária e com chances de elegermos número maior de representantes”, afirmou Cicero Maciel.

(Atualizada às 13:50hs)

Leia também:
Sinop: Baiano desiste de candidatura a deputado e sugere que outro abra mão

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

SEMA inaugura fábrica de castanhas em território indígena no Mato Grosso

A secretaria estadual de Meio Ambiente inaugurou uma fábrica...

Bebê de 2 meses morre após se engasgar em Sorriso

Uma bebê de 2 meses e 25 dias morreu...
PUBLICIDADE