segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Campanha de vacinação contra brucelose é intensificada em Sinop

PUBLICIDADE

O supervisor Regional do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso), José Carlos Balbo, esteve na central de jornalismo de Só Notícias e anunciou que a campanha de controle da brucelose está sendo intensificada.
Hoje 7,345 mil cabeças de gado em Sinop precisam ser vacinadas contra a doença. São fêmeas de 3 a 8 meses de idade, que recebem uma única dose em toda a vida. “Em 2004 45% do gado de Sinop foi vacinado. Nosso objetivo é elevar esse número à 100%, da mesma forma da aftosa”, salientou.

Balbo informou que a vacinação contra a brucelose acontece durante todo o ano e até julho de 2006 os criadores que não vacinarem seu gado serão impedidos de comercializar as cabeças. A partir de 2007, novamente aqueles que não vacinarem, serão proibidos de abater a fêmea e punidos com multa.

“Estamos elaborando um projeto para colocar em prática a punição para os criadores que não vacinar seu gado. Só assim vamos conseguir erradicar a doença”, confirmou Balbo.

A brucelose é uma doença que atinge o sistema reprodutor das fêmeas causando aborto, esterilidade e infertilidade. Nas pessoas, que ingerem a carne contaminada, causa dores musculares, renais e de próstata, a descontaminação é feiota com antibióticos. O controle da doença no macho é feito através de exames. A partir do momento em que a doença é diagnosticada, o macho vai para o abate e o órgão genital é descartado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE