PUBLICIDADE

Caminhoneiros advertem governo que podem bloquear rodovias em MT a partir do dia 22

PUBLICIDADE

Caminhoneiros ameaçam bloquear novamente rodovias, em Mato Grosso, a partir do dia 22 abril, caso governo não aprove a pauta de preços mínimo do frete cobrada por eles. A data foi estipulada quando o governo federal pediu um prazo para a análise. Houve ao menos dias reuniões com representantes dos caminhoneiros,  parlamentares, técnicos e uma com o ministro de Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), semana passada.

O representante dos caminhoneiros no Mato Grosso e empresário, Gilson Baitaca, de Lucas do Rio Verde, informou que a intenção dos caminhoneiros durante a reunião era começar imediatamente o bloqueio, mas foi aceito o prazo inicial de 45 dias para o estudo das propostas do segmento. Inicialmente, haverá ações como ”adesivaço” e buzinaço nas estradas e, “se no dia 22 a pauta não for aprovada, a partir da meia-noite já haverá paralisação em vários pontos", disse, ao Só Notícias.

A pauta do preço mínimo considera os gastos com o caminhão no transporte como pneus, taxas e combustível. “Essa pauta não visa o lucro, então o valor apresentado é apenas das despesas” acrescenta o representante dos caminhoneiros. Um dos exemplos apresentados é de um trecho de 600 km, que corresponde aproximadamente o trajeto de Lucas do Rio Verde a Rondonópolis, em que o preço da tonelada seria de R$103,83. Hoje, conforme apresenta Baitaca, o valor é de R$ 90, na safra.

Conforme Só Notícias já informou, em Mato Grosso, as BRs-163/364 chegou a ter oito pontos de interdição em Rondonópolis, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Diamantino, Sorriso e Sinop, por 12 dias, em fevereiro. A cobrança também foi para baixar preço do óleo diesel, o que o governo continua irredutível. No Estado, houve 'congelamento' do índices do ICMS sobre os combustíveis por alguns meses. A manifestação dos caminhoneiros causou desabastecimento de combustíveis, gás de cozinha e outros produtos em várias cidades do Nortão.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE