sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Câmera flagra maior ariranha do mundo passando por ‘corredor ecológico’ no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: assessoria)

Uma armadilha fotográfica do projeto Fauna da Amazônia registrou uma ariranha passando pelo corredor ecológico — que é usado pelos animais para chegar até a mata com segurança — em uma fazenda localizada a cerca de 4 quilômetros de Alta Floresta (315 quilômetros de Sinop). De acordo com o engenheiro Florestal e servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Eldile Edson Rosa de Oliveira, a espécie é considerada a maior do mundo e está em extinção.

“Esse animal é muito cobiçado para o turismo. Ficamos surpresos por estar tão perto da cidade. No entanto, devido à caça e conflito com pescadores e produtores sofreu uma grande redução no número de indivíduos. Hoje, ela se restringe basicamente a bacia amazônica com poucos registros em outras regiões do país”, afirmou Oliveira.

O engenheiro explicou ainda que o animal sobrevive basicamente se alimentando de peixes. “Esse também é um dos motivos para extinção. Falta de alimentos com represamento dos rios para construção de usinas. Isso dificulta a caçada por alimentos”.

O projeto Fauna da Amazônia começou a ser desenvolvido em agosto pelo engenheiro Florestal. ‘Nosso objetivo é mostrar para pessoas toda beleza que nós temos e criar uma visão diferente dos animais. Nossa região é muito procurada por pessoas de outros países para observar esses animais. Queremos fortalecer o turismo ecológico. Também queremos visitar as propriedades para ajudar evitar que os proprietários matem essas espécies”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Biblioteca Container será inaugurada na próxima semana em bairro de Nova Mutum

A prefeitura anunciou que, na próxima terça-feira (30) será...

Secretaria de Desenvolvimento em Sinop passa a funcionar em nova sede

A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico mudou de local...

Incêndio atinge secador de grãos em Sorriso

As câmaras de um secador de grãos foram parcialmente...
PUBLICIDADE