PUBLICIDADE

Câmera flagra maior ariranha do mundo passando por ‘corredor ecológico’ no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: assessoria)

Uma armadilha fotográfica do projeto Fauna da Amazônia registrou uma ariranha passando pelo corredor ecológico — que é usado pelos animais para chegar até a mata com segurança — em uma fazenda localizada a cerca de 4 quilômetros de Alta Floresta (315 quilômetros de Sinop). De acordo com o engenheiro Florestal e servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Eldile Edson Rosa de Oliveira, a espécie é considerada a maior do mundo e está em extinção.

“Esse animal é muito cobiçado para o turismo. Ficamos surpresos por estar tão perto da cidade. No entanto, devido à caça e conflito com pescadores e produtores sofreu uma grande redução no número de indivíduos. Hoje, ela se restringe basicamente a bacia amazônica com poucos registros em outras regiões do país”, afirmou Oliveira.

O engenheiro explicou ainda que o animal sobrevive basicamente se alimentando de peixes. “Esse também é um dos motivos para extinção. Falta de alimentos com represamento dos rios para construção de usinas. Isso dificulta a caçada por alimentos”.

O projeto Fauna da Amazônia começou a ser desenvolvido em agosto pelo engenheiro Florestal. ‘Nosso objetivo é mostrar para pessoas toda beleza que nós temos e criar uma visão diferente dos animais. Nossa região é muito procurada por pessoas de outros países para observar esses animais. Queremos fortalecer o turismo ecológico. Também queremos visitar as propriedades para ajudar evitar que os proprietários matem essas espécies”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem 31 incêndios em Mato Grosso neste sábado

O Corpo de Bombeiros extinguiu dois incêndios florestais e...

Motociclista é hospitalizado após colidir em muro em Sinop

O acidente com uma Honda preta foi, esta tarde,...

Preso acusado de estuprar criança de 7 anos em Mato Grosso

A Delegacia de Porto Alegre do Norte prendeu, ontem,...
PUBLICIDADE