O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela prefeitura, câmara e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.
A entrega oficial do relatório foi realizada pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. Segundo a prefeitura, o documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.
O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.
Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.
A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.
Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.
Em abril deste ano, conforme Só Notícias já informou, a Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto que autoriza a criação da Universidade Federal da Região Norte de Mato Grosso a partir do campus universitário de Sinop da UFMT. O projeto prevê que toda a estrutura do campus de Sinop da UFMT, incluindo bens, direitos, alunos regularmente matriculados e o quadro docente, será transferida para a nova universidade.
Até que o estatuto próprio seja aprovado, a instituição será regida pelo estatuto da UFMT e pela legislação federal. De acordo com o projeto, a universidade, em Sinop, será uma autarquia especial vinculada ao ministério da Educação. Na prática, ficaria independente da UFMT, com maior autonomia financeira, assim como ocorreu em Rondonópolis, segue com mesmos cursos, desenvolvendo pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover atividades de extensão universitária.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


