Os vereadores Toco Baggio (PSDB), Driceu Zanatta (MDB), Damiani (PSC), Elisa Abrahão (PRP) e Nereu Bresolin (DEM)) solicitaram, hoje, que a secretaria municipal de Saúde passe a aplicar o fumacê em todo o perímetro urbano do município e nos distritos para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Precisamos evitar a proliferação do mosquito, pois sabemos que no período de chuvas o índice de focos do Aedes Aegypt aumenta”, apontam, na indicação, acrescentando que a medida reforçaria ação para evitar possível epidemia.
O vereador Toco apontou que a aplicação do fumacê neste momento é o único meio que poderá eliminar a excessiva quantidade de mosquitos. “Além do fumacê, é preciso a colaboração de todos com a limpeza de quintais e terrenos baldios, evitando deixar resíduos que acumulam água”, acrescenta. Com início da temporada de chuvas, a tendência é aumentar o número de focos.
O último levantamento disponibilizado pela assessoria de imprensa da prefeitura é referente ao primeiro semestre. O resultado do terceiro ciclo apontou o índice geral larvário de 1,14 e foi menor em relação ao segundo ciclo que era de 3,48. O teto apontando pelo Ministério da Saúde é de 1%. havia preocupação com o índice de infestação do mosquito nos bairros Nova Prata, bairros Loteamento Industrial Valo, Bairro Industrial, Bairro Verdes Campos, Industrial Leonel Bedin, Bairro Taiamã, residencial Topázio, Colinas, Parque Universitário, Assentamento Jonas Pinheiro, Centro Norte, bairro Nova Aliança e Fraternidade.