quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Cai número de queimadas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

As informações são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama) de Sinop, o qual possui uma equipe que está atuando na força tarefa contra desmatamento e também na fiscalização das queimadas irregulares, especialmente agora que são proibidas quaisquer tipos de queimadas.

Segundo o analista ambiental Carlos de Abreu, um helicóptero está sobrevoando a área para fazer a fiscalização, e que nesses primeiros quatro dias nenhum foco foi registrado na região. O analista também relatou que estão constatando uma considerável queda no número de focos de queimada em todo o estado de Mato Grosso. Só Notícias apurou que, no mês de junho, foram registrados 2.397 focos de queimadas, sendo que em 2004 foram mais de 11 mil focos. Até o dia 10 deste mês foram 550 focos, e no mesmo mês no último ano foram quase 11 mil.

Carlos também relatou que além de identificar os focos, a equipe também faz a notificação dos responsáveis pelas queimadas sem autorização, mas não soube informar quantas já foram feitas nesse ano.
“Se estivermos em uma operação de desmate e localizarmos um foco, e estiver em condições de parar e fazer a autuação, faremos, ou anotaremos o endereço e nos deslocaremos depois até o local”, relatou o analista, completando que muitos lugares são de difícil acesso, “alguns lugares só se chega de helicóptero”.

O analista também orienta as pessoas, que ao constatar algum foco de queimada, que denunciem ao Ibama. Se o fogo “invadir” outra propriedade, o órgão responsabilizará todos os donos das áreas queimadas, e que respeitem esse período de proibição, pois o número de queimadas aumenta muito devido ao período de seca e aos fortes ventos.

O período de proibição iniciou na última sexta-feira e vai até o dia 15 de setembro, mas o analista ressalta que após esse período, para qualquer tipo de queimada, é necessário uma autorização do Ibama.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE