Os brigadistas de combate à incêndios florestais contratados pelo PrevFogo/Ibama, em Paranaíta (372 km de Sinop) e Nova Bandeirantes receberão treinamentos e equipamentos necessários para o combate a focos de incêndios na próxima semana, de segunda a sexta-feira. As brigadas contam com 24 brigadistas, seis chefes de brigada e um gerente do fogo municipal que atuarão, além de atividades de prevenção e combate, visitando escolas, fazendo rondas no entorno das áreas de riscos, apoiando as queimas controladas e divulgando práticas de cultivo que dispensem o uso do fogo.
Na primeira semana desse mês, os de Tapurah, Querência e Aripuanã receberam as orientações. Entre os dias 08 e 12 os treinamentos aconteceram em Peixoto de Azevedo, Vila Rica e Cotriguaçú.
Até o fim de novembro as brigadas municipais, que totalizarão 1000 brigadistas, estarão presentes em 32 municípios que foram escolhidos por serem entre os que mais queimam no país. Os critérios para a escolha desses municípios foram os índices de queimadas do ano de 2006, a projeção do período seco de 2008, e a presença de unidades de conservação no município e entorno.