sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Brigada municipal de combate às queimadas em Sinop está entre as melhores com práticas sustentáveis

PUBLICIDADE

A Brigada Municipal Mista de Sinop é uma das finalistas do concurso melhores práticas de sustentabilidade na administração pública, com o trabalho desenvolvido na Gleba Mercedes, que conseguiu reduzir a zero o número de incêndios no local durante o período proibitivo. Enquanto Mato Grosso registrou um aumento de 60% de focos de calor, a batalhão local, que concorre ao prêmio promovido pelo ministério do Meio Ambiente na categoria destaques, zerou esses focos durante o período crítico de seca, entre julho e agosto do ano passado. O trabalho concorreu com outros 70 projetos e foi um dos três selecionados para a final, que ocorrerá no dia 23 de agosto.

O trabalho da Brigada Municipal Mista começou a ser desenvolvido em 2015, com dois bombeiros militares e seis civis e o resultado positivo servirá como exemplo para outras regiões do estado. A brigada foi criada para o combate aos incêndios florestais e é uma integração de esforços, no qual Estado, por meio da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) e Corpo de Bombeiros, prefeituras, empresas e entidades de classe trabalham em conjunto para estruturar municípios que não possuem unidades do Corpo de Bombeiros Militar.

Nos 10 municípios mato-grossenses em que foram implantadas, entre 2015 e 2016, o resultado foi efetivo, com redução de até 88% dos índices de focos de calor em relação à média dos últimos dez anos e diminuição de até 61% da área queimada em relação ao ano anterior. As equipes também contam com o apoio do Ministério Público do Estado (MPE), que contribui com compensação de verba ambiental.

“É um trabalho muito bacana, de prevenção, que está dando um excelente resultado. Não teríamos sucesso se não tivesse a participação de produtores rurais e sociedade em geral, que entendeu a importância de ser evitar as queimadas nos períodos críticos. Ser finalista do concurso do Ministério do Meio Ambiente é uma honra e nos mostra que estamos no caminho certo do enfrentamento de incêndios no estado de Mato Grosso”, destacou o secretário Executivo do Comitê do Fogo, coronel Paulo Barroso.

A informação é da assessoria.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE