quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

BR-163 está bloqueada em Sinop, Lucas R. Verde e Nova Mutum

PUBLICIDADE

Começou agora há pouco o bloqueio de cargas em geral na BR-163, em Nova Mutum. Os produtores rurais colocaram máquinas na pista, na altura do posto Piva. A intenção é bloquear a rodovia até as 17:00h, até que o Governo Federal anuncie o Plano Safra.
Depois disso a rodovia deverá ser liberada. Em Sinop, a BR-163 também foi bloqueada para as cargas em geral por volta do meio-dia e em Lucas do Rio Verde, prossegue o bloqueio que começou às 08:00h. Passam apenas ônibus, carros, ambulâncias e cargas vivas.

Amanhã, os líderes do setor agrícola se reúnem em Cuiabá, na Famato, para analisar o pacote agrícola proposto pelo governo. Caso atenda às reivindicações dos produtores, o protesto deverá ser dado por encerrado. Em contrapartida, se as propostas não vierem de acordo com as reivindicações, o movimento “Grito do Ipiranga”, que já dura mais de 40 dias, poderá prosseguir.

Uma das ameaças dos produtores rurais é não plantar a próxima safra agrícola. As estimativas são de que o Brasil irá colher no próximo ano a pior safra dos últimos cinco anos. O endividamento e a descapitalização dos produtores rurais devem provocar a redução de seis milhões de hectares na área plantada na próxima safra. Entre 2005 e 2007, a redução de área plantada deve chegar a 12 milhões de hectares.

Os agricultores brasileiros (76%) esperam colher menos nesta safra que a anterior. Os pecuaristas (98%) acreditam que a atividade está em crise. Ambos (57% e 75%, respectivamente) terão perda de rentabilidade ou enfrentarão prejuízo a curto prazo. Estes são alguns dos resultados da pesquisa realizada ao longo do mês de abril com 7.849 produtores de todo o País pelo Projeto Conhecer da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O ministro Roberto Rodrigues já adiantou, em algumas entrevistas, que as medidas amenizam a crise mas não resolvem o problema dos produtores no Mato Grosso “porque lá a questão é de aritmética. A conta não fecha”, ressaltou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE