Geral

Bombeiros trabalham 20 horas para combater incêndio em silo em Lucas do Rio Verde

O Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde trabalhou por 20 horas ininterruptas para combater um incêndio de grandes proporções em um silo de armazenamento de grãos, nas proximidades da MT-449, no Distrito Industrial. O acionamento foi ontem, por volta das 14h, e as chamas foram extintas nesta sexta-feira, às 10h25. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o relatório, a ocorrência envolveu 15 militares dos bombeiros. O fogo iniciou por volta das 11h, e inicialmente, uma equipe de serviço do dia, formada por quatro militares, se deslocou para os realizar os trabalhos de combate, com ajuda do caminhão Auto Bomba Tanque.

Já às 18h, todo o efetivo de bombeiros militares de Lucas do Rio Verde foi mobilizado a ocorrência, por se tratar de um cenário complexo, em que há dificuldade de acesso e outros riscos aos profissionais.

As equipes passaram então a elaborar e executar diferentes estratégias para o combate, como escoamento dos grãos para isolar o material, fechamento dos exaustores para evitar o contato com o oxigênio e abertura manual de acessos para combate direto.

O silo estava totalmente cheio, com cerca de 150 toneladas de soja. Os grãos continuaram queimando internamente e as equipes continuaram trabalhando com duas linhas de mangueiras para realizar o resfriamento do produto na parte interna.

Esta manhã, os militares conseguiram abrir um acesso e lançar água com mais efetividade até que as chamas fossem extintas. No momento, os bombeiros fazem rescaldo e monitoramento, com objetivo de evitar o reinício das chamas.

O local deverá ser analisado pela Polícia Civil e Perícia Oficial e Identificação Técnica.

Redação Só Notícias (fotos: assessoria)