PUBLICIDADE

Bombeiros destroem ninhos de vespa em residência no Nortão após ataque a moradores

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: divulgação)

O caso envolvendo ataque de insetos da família Vespidae, conhecidos pelo termo popular “marimbondo”, ocorreu ontem de manhã, em imóvel localizado na avenida dos Pardais, no bairro Setor das Araras, em Alta Floresta (300 quilômetros de Sinop). Ao menos três pessoas, entre crianças e adultos, foram picadas. Não foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros se houve necessidade de atendimentos médicos.

As equipes foram acionadas por uma das vítimas, relatando que um enxame de vespas havia entrado nos cômodos da casa. Durante verificação nas proximidades, foram encontradas três cachopas de marimbondos. Para o extermínio dos insetos, foi utilizado um canhão de água e borrifadores de veneno. Posteriormente, foi feita a retirada dos ninhos.

A espécie, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, está entre o grupo de vespas sociais, amplamente distribuídas por todos continentes, exceto a Antártica. No Brasil, elas são representadas, principalmente, pelas espécies de uma subfamília conhecida como Polistinae e sendo comumente encontradas em áreas urbanas.

A Embrapa também destaca que os marimbondos geralmente constroem seus ninhos sob estruturas de concreto ou metal, sendo vistas no interior de residências ou edifícios.  Os adultos, de diversas espécies, se alimentam do néctar e do pólen das flores e, como as abelhas, atuam como polinizadores, contribuindo com a reprodução das plantas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE