Geral

Bombeiros capturam cuíca em empresa no Nortão

O pequeno marsupial foi capturado, esta manhã, em uma empresa na avenida Robson Silva, bairro Cidade Bela, em Alta Floresta (314 quilômetros de Sinop). A cuíca, como é popularmente conhecida, é da mesma família dos gambás e tem bastante semelhança, mas de porte menor.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, inclusive, um funcionário da empresa chegou a confundir o animal com um gambá quando acionou a guarnição. A cuíca estava em uma das sessões do estabelecimento.

A equipe fez a captura e em seguida encaminhou o animal para uma reserva florestal. O marsupial não apresentava ferimentos.

Segundo os militares, algumas pessoas também podem confundir o animal com um rato ou ratazana e, por isso, pode vir a ser abatido. A cuíca tem hábitos noturnos, e olhos arredondados bastante proeminentes.

O fato de ser ativo à noite faz com que dificilmente seja visto, também considerando-se seu pequeno tamanho. É um animal onívoro, que se alimenta de néctar, frutos e insetos.

Outras características do animal é que tem pelagem no tom pardo, as patas são rosadas, possui cauda comprida e despelada e suas orelhas são grandes. Tem grande habilidade em se movimentar na parte superior das matas e florestas, com garras adaptadas para isto.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)