O governador reeleito de Mato Grosso, Blairo Maggi, participa nesta terça-feira, em Porto Alegre, de uma reunião com o candidato petista a governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, a quem manifestará apoio. Na agenda consta que Blairo deve participar de encontro com Olívio e dirigentes de entidades ligadas ao agronegócio gaúcho. Blairo está apoiando candidatos a governador do PT e partidos aliados a pedido do presidente Lula, a quem apóia neste segundo turno.
Por conta do apoio a Lula, cuja política econômica trouxe muitos prejuízos para um número expressivo de produtores (motivando, por exemplo os protestos do Tratoraço e Grito do Ipiranga), Blairo Maggi -que é considerado maior plantador de soja do mundo- tem sido muito criticado por sindicatos rurais e associações de produtores. Na sexta-feira, em Rio Verde (GO), o comício do candidato Maguito Vilela (PMDB) foi cancelado por protesto de produtores devido a presenca de Blairo. Os organizadores, porém, argumentaram que o cancelamento foi devido a chuva. A assessoria do governador mato-grossense informou que, em Goiás, Blairo fez palestra para cerca de “300 produtores”.
Uma parcela expressiva dos aliados de Blairo não lhe acompanha no apoio ao Lula. Dos 7 deputados eleitos pela região Norte, por exemplo, apenas dois vão apoiar o presidente. Os demais estão apoiando Alckmin. Alguns prefeitos que estão no mesmo partido a que Blairo estava – PPS- também decidiram naõ segui-lo.
(Atualizada às 11:02hs em 24/10/06)