PUBLICIDADE

Bispos de Mato Grosso têm 1ª audiência com papa Bento 16

PUBLICIDADE

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Oeste 2 em Mato Grosso, Dom Gentil Delazari (bispo em Sinop), teve, há poucos dias, a primeira audiência com o papa Bento 16, no Vaticano, acompanhado dos bispos de Cuiabá, Diamantino, Juína, Guiratinga, Barra do Garças, Paranatinga, Cáceres, São Félix do Araguaia. Após os bispos mato-grossenses celebrarem missa no túmulo de São Pedro -o primeiro papa-, começaram os encontros com o Sumo Pontífice. Depois, houve as reuniões reservadas e, em seguida, a geral. Dom Gentil apresentou o plano diocesano para 2009-2012. O eixo central é a Pastoral Familiar que tem como foco fortalecer espiritualmente as famílias para que “permaneçam cada vez mais próximas da igreja, sempre unidas”.

Na prática, o encontro dos bispos com o papa foi para relatar a situação de suas dioceses, necessidades, avanços e deficiências. “Apresentei a realidade da Diocese de Sinop, que está entre as maiores do Brasil pois temois 49 padres e 33 paróquias em 30 municípios no Norte do Estado, com extensão 191 mil quilômetros quadrados. Falamos sobre meio ambiente, um assunto que o papa demonstra muita preocupação, juntamente com questões indígenas. E os bispos de Mato Grosso também estão preocupados com a questão ambiental. Tanto que estamos incentivando o reflorestamento e iniciamos plantio de árvores em terremos de propriedade da igreja”, disse Dom Gentil, na primeira entrevista após a audiência com Bento 16, concedida ao Só Notícias.

“Mostrei para o papa fotos da nossa catedral e ele me disse que a achou “muito bonita e construída em linhas modernas”. Também apresentei as principais ações para expandir o trabalho de envagelização, que temos uma diocese missionária, trabalhamos em assentamentos, em locais distantes mas onde a Igreja Católica está presente, evangelizando as pessoas. O papa viu também uma foto de uma modesta igreja em União do Norte, no município de Peixoto de Azevedo, uma das mais distantes da sede da diocese”, acrescentou o bispo.  “Enfim, foi um encontro feliz, memorável e que fortalece cada vez mais nossa fé e a união da igreja”, concluiu.

No final do encontro, Dom Gentil entrou ao papa um presente, feito com sementes e objetos da floresta mato-grossense. Os bispos mato-grossenses também foram entrevistados pelo jornal oficial do Vaticano. De Roma, eles foram a Portugal, no santuário de Fátima.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE