A greve dos bancos privados em Mato Grosso acabou e as agências voltam a atender normalmente nesta sexta-feira. Os bancários decidiram, esta noite, em assembleia geral, encerrar o movimento que completou hoje 15 dias ao aceitarem a proposta de aumento-reposição de 6% feita pelos banqueiros. Porém, os bancários da Caixa Econômica e do Basa (Banco da Amazônia) decidiram continuar com o movimento grevista. “Em alguns bancos públicos há determinados pontos nas negociações que não avançaram. São algumas peculiaridades no setor público e a categoria vai continuar negociando para chegar a um acordo. A greve permanece neste dois bancos”, disse, ao Só Notícias, o presidente do Sindicato dos Bancários em Mato Grosso, Arilson Silva.
O presidente avaliou que a “contratação de 10 mil trabalhadores no Banco do Brasil, licença maternidade de 180 dias para todas as mulheres, manutenção de direitos que eles cogitaram retirar foram conquistas importante para que possamos encerrar o movimento grevista. No final, podemos fazer um balanço positivo das conquistas”, avaliou.
Em Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, os funcionários da Caixa Econômica ficaram em greve poucos dias. Os funcionários da CEF no Nortão decidiram também encerrar o movimento grevista e tem expediente normal nesta sexta-feira.
Em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis houve maior adesão dos bancários da rede privada. Em Sinop, teve rodízio das agências em greve.
(Atualizada às 08:57 em 09/10)