O Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPTran), unidade especializada da Polícia Militar, recebeu o reforço de 40 policiais para atuar na prevenção e repressão aos acidentes, crimes e infrações no trânsito. Esses novos agentes de segurança atuam principalmente nas áreas urbanas de Cuiabá e Várzea Grande. A presença deles praticamente triplicou o efetivo nas avenidas e ruas centrais das duas cidades.
A comandante do Batalhão, tenente coronel Francyanne Siqueira Chaves, explica que as ações priorizam as áreas centrais por serem os pontos com trânsito mais intenso e que apresentam problemas com mais frequência. Francyanne destaca que no bairro são realizadas com mais frequência as fiscalizações volantes. Além de bloqueios parciais de vias e blitz gerais, a atuação pode ser direcionada, como as que visam checar a documentação das motos e de seus condutores.
De acordo com a comandante, com esse reforço é possível realizar ações noturnas simultâneas e blitzes da Lei Seca com mais frequência e atuar ao mesmo tempo em diferentes pontos.
Os policiais designados para o trânsito eram do extinto Batalhão de Guarda, a unidade da PM que fazia a segurança nos presídios. Hoje o sistema prisional tem seus próprios agentes. Antes de irem às ruas, todos os PMs passaram por treinamento específico. Atualizaram seus conhecimentos sobre abordagem policial e estudaram o Código Nacional de Trânsito, resoluções e outros dispositivos aplicados ao setor.