Os três aviões da Força Aérea Brasileira (fAB) que estavam na Colômbia para o resgate de vítimas do acidente com o avião da Chapecoense deixaram, há pouco, a Base Aérea de Rionegro em direção a Chapecó (SC) levando 56 corpos. Um Hércules levou 17 corpos, o segundo 17 e o terceiro 16 vítimas. As aeronaves decolaram num intervalo aproximado de meia hora. A primeira aeronave chegou em Manaus (AM) para abastecimento e desembaraço alfandegário por volta das 22hs.
Antes do embarque dos corpos, houve uma cerimônia religiosa na Base Aérea, celebrada por um padre colombiano. A previsão é que os aviões cheguem às 7h do sábado a Chapecó. Os corpos de alguns jornalistas vão para São Paulo e Rio de Janeiro. O treinador Caio Junior será sepultado no Paraná. O velório coletivo de 51 das 71 vítimas do acidente será logo em seguida, no estádio do clube alviverde, a Arena Condá.
O presidente Michel Temer estará no aeroporto catarinense e entregará a principal comendação do desporto para os familiares das vítimas.
Esta tarde, a assessoria da Chapecoense divulgou nota informando, com base no dignóstico de médicos, o estado de saúde dos jogadores e do jornalista catarinense que sobreviveram. "Nenhum paciente apresenta risco de morte. Situação é crítica, mas estabilizada.
– Lateral Allan Ruschel – Foi submetido à cirurgia na coluna vertebral e inspira cuidados. Está com movimentos normais em membros superiores e inferiores. Apesar das múltiplas escoriações, oferece boas perspectivas de melhora. Já conversou com a família;
– Zagueiro Neto: Clinicamente está bem. Foi o último dos resgatados, também apresenta boas perspectivas de melhora.
– Goleiro Follmann: É o que se encontra em estado mais grave. Teve uma das pernas amputadas. Ainda assim, seu quadro é estável. Está entubado e requer mais cuidados.
– Jornalista Rafael Henzel: Sofreu um trauma toráxico e uma fratura de perna. O estado também é crítico, mas as perspectivas são otimistas. O pulmão apresentou melhoras.
Ainda não há previsão sobre a alta dos pacientes, mas a equipe médica da Chapecoense tranquiliza a todos, já que a estrutura e os cuidados oferecidos estão sendo os melhores possíveis".
(Atualizada às 22:40h)