Um piloto e 4 passageiros de um monomotor passaram por um susto essa semana quando sobrevoavam o município de São José do Rio Claro (315 km ao médio-norte de Cuiabá), onde foi feito um pouso forçado por conta de uma pane no motor da aeronave. Ninguém ficou ferido e o proprietário não quis registrar boletim de ocorrências na Polícia Judiciária Civil da cidade.
O avião decolou do aeroporto de Juara e poucos quilômetros depois apresentou problema no motor. O pouso ocorreu em uma estrada de terra de uma fazenda de São José do Rio Claro, danificando toda parte de baixo do monomotor e uma das asas. Uma testemunha afirma que foi grande o susto dos ocupantes, mas ninguém sofreu ferimentos.
O pouso forçado não foi considerado acidente pela Polícia Civil, principalmente pelo fato de não haver vítimas. Nessa situação, cabe ao dono do avião retirá-lo da fazenda, onde ele ainda está estacionado.
Uma das hipóteses levantadas como motivação para a pane do motor é o excesso de fumaça na região, porém a investigação do caso é de responsabilidade da Aeronáutica, que não informou detalhes dos procedimentos que serão realizados, nem confirmou a informação.
Achadas – Duas aeronaves desaparecidas há vários anos foram localizadas recentemente em Mato Grosso. No Estado não existe controle sobre o número de aeronaves que desaparecem, favorecendo a falta de segurança no espaço aéreo.