domingo, 5/maio/2024
PUBLICIDADE

Avião não consegue pousar em Sinop e retorna para Cuiabá devido condições meteorológicas

PUBLICIDADE

A assessoria da Azul Linhas Aéreas confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que a aeronave que partiu de Cuiabá para Sinop retornou ao aeroporto Internacional Marechal Rondon devido às condições meteorológicas adversas registradas no aeroporto João Figueiredo, esta tarde. Consequentemente, o voo no trecho inverso foi cancelado. Outros dois voos também não ocorreram pelo mesmo motivo, esta manhã.

A empresária Mara Rios, disse que alguns parentes dela estavam com passagens compradas em um dos voos citados e estão tendo que vir de ônibus para Sinop. “Disseram que os aparelhos instalados no aeroporto estão funcionando, mas novamente o avião não pousou por causa da chuva. O avião nem decolou de Cuiabá. É revoltante essa situação”.

Frederico Bernardo Silva, da administração aeroportuária, explicou que nos últimos dois dias as nuvens estão muito baixas. “Os equipamentos são justamente para dar segurança ao piloto e não colocar a vida dos passageiros em risco. Ontem e hoje as nuvens estavam muito baixas. Os equipamentos fornecem de hora em hora informações do aeródromo através do Relatório de Aeródromo Meteorológico (Metar). É um erro pensar que a instrumentação instalada e funcionando vai eliminar completamente os problemas de meteorologia”.

Conforme Só Notícias já informou, os Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) começaram a funcionar no aeroporto João Figueiredo, no último dia 22. Os equipamentos estão sob responsabilidade de uma empresa.

A EPTA é composta de três partes: uma estação, que passará a fornecer, de hora em hora, informação oficial sobre as condições meteorológicas do aeroporto; uma sala de Serviço de Informação Aeronáutica (AIS), local equipado com computador e mapas de navegação, onde os pilotos poderão planejar os voos e fazer eventuais mudanças de rotas; e uma sala de rádio, controlada por um operador.

Já o PAPI é um conjunto de aparelhos de iluminação com focos calibrados, instalados ao lado da pista, e tem por objetivo ajudar pilotos nos pousos principalmente em dias chuvosos. “O que muda a partir de agora é que vamos ter segurança de comunicação entre as aeronaves e informação meteorológica oficial”, afirmou Frederico, anteriormente.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: andaime cede, trabalhador cai e morre

O homem sofreu acidente de trabalho, há pouco, enquanto...

Tamanduá resgatado em semicoma após ser atropelado retorna ao Pantanal

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza, este fim de...
PUBLICIDADE