PUBLICIDADE

Audiências “detalhando” construção de usina começam hoje; amanhã é em Sorriso

PUBLICIDADE

Começa às 19h30, na câmara de vereadores de Ipiranga do Norte, a primeira das cinco audiências públicas para apresentar para Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Usina Hidrelétrica de Sinop que deverá ampliar o fornecimento de energia elétrica. Será feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). É uma das exigências para que seja emitido, posteriormente, parecer e licença prévia autorizando a construção da usina.

Amanhã, a apresentação será em Sorriso, também às 19h30, na câmara. Na quinta-feira será a vez dos sinopenses debaterem o assunto no auditório da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), às 19h30. Na sexta, será em Cláudia, na sede do Legislativo, às 19h30. No sábado, em Itaúba, às 14h30, na câmara. Os estudo de viabilidade de implantação da hidrelétrica são feitos pela Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE).

Conforme Só Notícias já informou, a Usina Hidrelétrica de Sinop, que terá capacidade para produzir 400 megawatts de energia elétrica, será uma das cinco usinas instaladas no rio Teles Pires. A barragem ficará entre os municípios de Itaúba e Cláudia e ocupará cerca de 33 mil hectares, além de ser única que trabalhará com reservatório. Além de Sinop, Itaúba e Cláudia também serão afetados com a implantação da hidrelétrica, os municípios de Ipiranga do Norte e Sorriso.

Entidades estão acompanhando as projeções feitas com alagamento de áreas e desapropriações se a usina for construída. A Igreja Católica, por exemplo, tem feito manifesto para que a barragem seja menor que a prevista no projeto visando reduzir impactos ambientais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE