domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Assinado convênio para instalar centro de pesquisas em Lucas R. Verde

PUBLICIDADE

O contrato de comodato de uma área de 50 hectares para a instalação da unidade da Coodetec – Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – em Lucas do Rio Verde foi assinado na noite desta terça-feira, 22, no auditório da Univerde. Um grande número de autoridades, várias delas ligadas ao setor de agronegócio, compareceu à cerimônia.
No ato, a comodatária, que tem sede em Cascavel, foi representada por seu diretor-presidente, Irineo da Costa Rodrigues, e por seu diretor-executivo, Ivo Marcos Carraro. Logo após, Rodrigues, que também preside a Cooperativa Agroindustrial Lar e a Cooperativa Central Agropecuária Iguaçu, fez uma explanação sobre a Coodetec e suas diversas atividades e Carraro, que também é membro do Conselho Nacional de Proteção de Cultivares, proferiu uma palestra sobre “Biotecnologia e transgênicos”.
Articulador de todo processo, o prefeito Marino José Franz desempenhou um papel decisivo nas negociações e assinou como anuente do contrato. “A chegada desta instituição de pesquisa representará muito para o fortalecimento da agricultura regional”, declarou.

A área, pertencente à família Piccini, fica a 18 quilômetros da sede do município e será cedida por um período de quatro anos para o desenvolvimento de pesquisa varietal e tecnológica na agricultura. “No campo de pesquisa genética vegetal e biotecnologia, a Coodetec desenvolve novas cultivares de trigo, soja, milho e algodão, além da produção de semente genética, básica, certificada e fiscalizada dessas espécies”, destacou Rodrigues.

Segundo ele, o quadro social da Coodetec reúne 40 cooperativas, 27 do Paraná, oito do Rio Grande do Sul, duas de Santa Catarina, uma de São Paulo, uma de Goiás e uma de Mato Grosso do Sul, totalizando mais de 175 mil agricultores ligados ao sistema. Suas bases físicas atuais incluem dois centros de pesquisa no Paraná (Cascavel e Palotina), um em Goiás (Rio Verde), e outro em Mato Grosso (Primavera do Leste).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE