PUBLICIDADE

Assinado convênio para instalar centro de pesquisas em Lucas R. Verde

PUBLICIDADE

O contrato de comodato de uma área de 50 hectares para a instalação da unidade da Coodetec – Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – em Lucas do Rio Verde foi assinado na noite desta terça-feira, 22, no auditório da Univerde. Um grande número de autoridades, várias delas ligadas ao setor de agronegócio, compareceu à cerimônia.
No ato, a comodatária, que tem sede em Cascavel, foi representada por seu diretor-presidente, Irineo da Costa Rodrigues, e por seu diretor-executivo, Ivo Marcos Carraro. Logo após, Rodrigues, que também preside a Cooperativa Agroindustrial Lar e a Cooperativa Central Agropecuária Iguaçu, fez uma explanação sobre a Coodetec e suas diversas atividades e Carraro, que também é membro do Conselho Nacional de Proteção de Cultivares, proferiu uma palestra sobre “Biotecnologia e transgênicos”.
Articulador de todo processo, o prefeito Marino José Franz desempenhou um papel decisivo nas negociações e assinou como anuente do contrato. “A chegada desta instituição de pesquisa representará muito para o fortalecimento da agricultura regional”, declarou.

A área, pertencente à família Piccini, fica a 18 quilômetros da sede do município e será cedida por um período de quatro anos para o desenvolvimento de pesquisa varietal e tecnológica na agricultura. “No campo de pesquisa genética vegetal e biotecnologia, a Coodetec desenvolve novas cultivares de trigo, soja, milho e algodão, além da produção de semente genética, básica, certificada e fiscalizada dessas espécies”, destacou Rodrigues.

Segundo ele, o quadro social da Coodetec reúne 40 cooperativas, 27 do Paraná, oito do Rio Grande do Sul, duas de Santa Catarina, uma de São Paulo, uma de Goiás e uma de Mato Grosso do Sul, totalizando mais de 175 mil agricultores ligados ao sistema. Suas bases físicas atuais incluem dois centros de pesquisa no Paraná (Cascavel e Palotina), um em Goiás (Rio Verde), e outro em Mato Grosso (Primavera do Leste).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE