PUBLICIDADE

Artesãos de Mato Grosso comercializam R$ 169 mil em peças durante festival em Fortaleza

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Mato Grosso marcou presença na 7ª edição do Festival Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), realizado de 9 a 14 deste mês, em Fortaleza, e registrou um volume expressivo de comercialização com mais de R$ 169 mil em peças vendidas. Durante o evento, o Estado se destacou ao apresentar a produção de artesãos de Cuiabá, Várzea Grande, São José do Rio Claro, Paranatinga e Barra dos Bugres. Foram 876 peças vendidas.

No estande de Mato Grosso, participaram a Associação das Redeiras de Limpo Grande – Tecearte, o núcleo de produção Álamo, da etnia Waurá e quatro artesãos individuais. Além disso, peças de outros 15 artesãos foram enviadas diretamente para exposição e comercialização, beneficiando, de forma indireta, mais 33 profissionais do setor.

A participação foi coordenada pela secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo e da Coordenadoria de Artesanato, que divulgou os resultados da participação mato-grossense nesta sexta-feira. 

“As peças indígenas lideraram as vendas, seguidas pelo artesanato em sementes, confirmando que a originalidade e a ligação direta com nossos biomas são fatores que encantam e geram valor. É uma cultura transformada em oportunidade para os artesãos e em orgulho para Mato Grosso”, afirmou a Lourdes Sampaio, coordenadora do Artesanato da Sedec.

O Festival é reconhecido como uma vitrine da diversidade cultural e criativa do país. Em 2025, com o tema “A arte que dá o tom”, o festival ampliou seu alcance, reunindo mais de 350 estandes, promovendo rodadas de negócios nacionais e internacionais, atraindo compradores do Brasil e do exterior.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE