PUBLICIDADE

Arquivo Público proporciona visita guiada para grupo de estudantes em MT

PUBLICIDADE

Um grupo de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) visitou a Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso. Os acadêmicos aprenderam sobre o funcionamento da unidade e de toda sua estrutura. Na primeira etapa, participaram de uma palestra ministrada pelo gerente de Atendimento, Waltemberg Santos, e pela coordenadora de Gestão Arquivística, Lucineide Alves.

Os visitantes receberam desde informações sobre personagens até fatos históricos, como o surgimento do prédio da instituição em 1941, construído devido à visita do presidente Getúlio Vargas a Capital. Aprenderam também sobre legislação e normatização documental, além do ciclo da vida dos documentos, que abrange desde o processo de produção até seu destino final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.

Estudante do último ano de mestrado, Ana Heloísa acompanhou toda a apresentação. “Eu já vim várias vezes aqui e sempre aprendo um pouco mais, principalmente na questão de preservação e conservação de todo material, trabalho que é muito importante para a memória do estado”.

Na segunda etapa do evento, a superintendente do Arquivo, Vanda da Silva, encaminhou os discentes ao setor de Atendimento e mostrou documentos de épocas e lugares diferentes. Os alunos tiveram contato com o primeiro Código de Postura, de 1753, da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, que na época era a capital de Mato Grosso. Nele foram estabelecidas todas as regras e procedimentos que os indivíduos deveriam seguir naquela região.

Larissa Cristina, estudante do segundo semestre, analisou o evento como uma boa oportunidade para os estudantes iniciarem as pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A futura pedagoga se surpreendeu com a diversidade do que pode ser encontrado no Arquivo Público. “Tenho parentes formados em História e eles me contam sobre muitos documentos importantes que são encontrados em Portugal. E de repente eu descubro que aqui em Cuiabá também existem e estão aqui".

Para manipular os livros, os visitantes receberam luvas, máscaras e ficaram atentos às recomendações importantes como: não levar alimento ou água para o local de leitura, a maneira correta de virar cada página e sobre o uso do flash das câmeras, que não é permitido. Todos esses procedimentos são necessários para garantir a durabilidade de cada documento.

Segundo o Gerente de Atendimento, Waltemberg, no Arquivo Público é possível realizar todo tipo de pesquisa, "não só de história, mas de diversas áreas do conhecimento, como sociologia, letras e até mesmo sobre futebol. Enfim, notícias das mais variadas”. A superintendente também pontuou a importância desses eventos. “São fundamentais para formação e principalmente para questão da preservação e difusão da informação, essas visitas fazem parte de um conjunto de ações do Arquivo Público”.

A instituição é aberta para todos os cidadãos, brasileiro ou estrangeiro, estudante de qualquer nível de formação, pesquisadores de diversas áreas ou simplesmente para quem que têm a curiosidade de saber um pouco mais sobre a rica história de Mato Grosso

As visitas são realizadas às quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30. Para grupos de até 30 pessoas deve ser feito um agendamento com antecedência de 15 dias por meio do endereço de e-mail [email protected] ou de um formulário que se encontra no site do Arquivo Público.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Condutor bate carro na traseira de caminhão estacionado em Sinop 

Um Nissan Versa colidiu na traseira de um caminhão...

Carro bate em poste e pega fogo em Lucas do Rio Verde

O veículo, de marca e modelo não identificados, colidiu...

MP repassa R$ 1 milhão para construção do lar dos idosos em Mato Grosso

O Ministério Público de Mato Grosso, por meio do...
PUBLICIDADE