PUBLICIDADE

Araras começam ocupar ninhos criados por projeto social em Sinop; assista

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Valdir Hobus)

Em poucos meses de existência o projeto social Arara Canindé Sinop já começou a colher frutos. Um dos ninhos criados, em uma palmeira na avenida dos Jacarandás, já foi ocupado e agora as aves se prepararam para a reprodução. Outros cinco ninhos já foram instalados, sendo dois no estádio Gigante do Norte, um na rua Colonizador Ênio Pipino e outros dois no viveiro de mudas e devem ser ocupados nos próximos dias.

“Agora iniciaram a nidificação, que é quando elas preparam o espaço e, em meados de setembro até novembro, começam a sair os filhotes”. “Ainda temos nove para serem instalados, totalizando 15 ninhos. Cada um é ocupado por um casal e além disso eles não são utilizados só por araras, podem ter outras aves, como papagaios, urubus”, explicou, ao Só Notícias, o desenvolvedor do projeto, o corretor Anderson Kirsch.

Atualmente o projeto conta com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, secretaria de Estado de Meio Ambiente, secretaria municipal, além de uma empresa de projetos e consultoria ambiental. “A UFMT disponibilizou um biólogo e uma médica veterinária, além dos alunos que ajudam no acompanhamento, instalação dos ninhos. Conforme os filhotes forem nascendo eles já vão auxiliar desde a pesagem”, destacou. “Já a Sema adiantou que fará o pedido das anilhas para fazermos um monitoramento e acompanhamento desses animais. Assim conseguiremos ver se vão ficar na região ou não. Tudo isso é incluso nesse grupo de apoiadores, e cada um tem sua função já”, acrescentou Anderson.

Desde o início do projeto, quatro filhotes de araras já foram resgatados. “Acabaram saindo dos ninhos, estavam fracos ou tiveram traumas, como atropelamento no primeiro voo ou outros acidentes. Foram curados e soltos novamente na natureza”. “Também já evitamos a derrubada de dois ninhos naturais de araras, construídos em palmeiras que seriam derrubadas por estarem velhas”, pontuou.

Agora, de acordo com Anderson, o acompanhamento dos locais vai ficar mais intenso. “Vamos começar em breve a instalação dos ninhos que faltam e teremos relatórios de cada um, se está ocupado, acompanharemos a reprodução, quando tiverem ovos, o nascimento dos filhotes e até quando eles vão sair”, completou.

Para que os cidadãos possam acompanhar de perto os trabalhos, e também a reprodução anual das araras, um site foi criado e está disponível para acesso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Die Spannung steigt je länger das Ergebnis auf sich warten lässt

Inhalt Die Spannung bei Online Casinos Warten...

Psihologija rizika najbolje se vidi u dinamici kasina

Sadržaj: Uvod Psihologija rizika u igrama ...

Verwachting is de krachtigste emotie in het spel

Inhoudsopgave Verwachting als krachtigste emotie Hoe spelers...

Sinop: bombeiros combatem incêndio provocado por queima irregular de lixo

O Corpo de Bombeiros, combateu, ontem, um incêndio em...
PUBLICIDADE