PUBLICIDADE

Aproveitamento de lixo será discutido amanhã em Sorriso

PUBLICIDADE

Duas palestras serão promovidas amanhã, no auditório Flor da Soja, com o objetivo de
discutir e ampliar o conhecimento sobre as questões do lixo urbano, sua realidade e impacto no meio ambiente e as formas de promover um aproveitamento de todas as ações em desenvolvimento na cidade que se referem ao tema. Entre os temas que serão apresentados destacam-se panorama de resíduos sólidos no Estado de Mato Grosso, às 14 horas, e plano de gerenciamento: resíduos de Saúde, às 15 horas. Os temas serão apresentados pela coordenadora de resíduos sólidos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Solange Cruz.

O aterro sanitário, inaugurado ano passado em Sorriso, é considerado a forma adequada de disposição final do lixo pelo confinamento dos resíduos em camadas cobertas com material inerte, geralmente solo, segundo normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e ao meio ambiente. O Aterro sanitário é impermeabilizado e possui sistemas de drenagem de gases e tratamento de chorume.

Em todo o Estado, segundo levantamento da Sema, apenas 28 municípios efetivamente tomando providências técnicas para destinação adequada dos seus resíduos. Alguns fatos revelam que no Estado de Mato Grosso essa situação vem sendo gradativamente alterada. Primeiro, com o advento da Lei nº. 7862/02 (que instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos), e com a lei que criou a nova Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE