Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam duas cargas de madeira em toras em Sinop e Marcelândia. A primeira foi de um bitrem com 52 metros cúbicos de toras de essência totalmente divergente da guia florestal. O motorista foi autuado pelo transporte irregular e o vendedor pela emissão de nota inconsistente. A madeira foi levada ao pátio da Secretaria de Obras de Sinop.
A segunda, aconteceu em Marcelândia. Um caminhão foi flagrado transportando 21 metros cúbicos de madeira em toras sem qualquer tipo de documentação. O motorista foi autuado e os bens apreendidos foram levados para a Secretaria de Obras daquele município.
Segundo o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes, as apreensões fazem parte da Operação Onda Verde, que será intensificada com a chegada dos soldados da Força Nacional. “Com estes parceiros nós vamos dobrar o número de equipes atuando contra o desmatamento ilegal na região”, disse, por meio da assessoria.
A Operação Onda Verde está atuando em seis pontos estratégicos da Amazônia Legal. Dois pontos em Mato Grosso, dois no Pará, um em Rondônia e outro no Amazonas. Deflagrada no início de fevereiro ela não tem prazo de duração.