O professor Aparecido Lisboa foi nomeado secretário de Finanças em Juara (300 km de Sinop) em substituição a Salvador Pizzolio, que pediu demissão. A posse foi hoje. Ele ocupava a chefia de gabinete e é suplente de vereador pelo PP e foi convidado para o cargo pelo prefeito interino Lourival de Souza Rocha, o Lorão Macarena.
Pizzolio ocupou a secretaria durante a gestão do ex-prefeito Alcir Paulino e ficou no cargo desde que Lourival assumiu. Juara ainda espera decisão do Tribunal Regional Eleitoral para saber se haverá nova eleição para prefeito. O mais votado em outubro passado, Oscar Bezerra (PSB), está inelegível e concorreu sob judice. Ele apresentou recursos no TSE para tentar reverter a punição e ter seus votos considerados válidos para ser considerado prefeito eleito, mas ainda não conseguiu. O tribunal em Mato Grosso pode julgar, esta semana, se haverá outro pleito em Juara.
O novo secretário entende que o maior desafio é colocar em ordem as finanças do município, renegociando algumas dívidas, fazendo com que volte a conseguir as certidões necessárias para realizar convênios com órgãos públicos estaduais e federais, que estão bloqueadas desde o ano passado. O primeiro passo é a renegociação dos débitos com o PREVI-JUARA (sistema de previdência) empréstimos consignados, que não foram descontados dos servidores e não repassados para as instituições financeiras.