Desde o meio-dia, o tráfego na MT-320, que liga Nova Santa Helena a Alta Floresta, foi liberado. O bloqueio era próximo a Nova Canaã do Norte (200km de Sinop) e foi feito por integrantes do Movimento Sem Terra (MST), que também trancaram a rodovia semana passada. De acordo com uma das coordenadoras do manifesto, Rosélia de Souza, o trânsito foi liberado pois houve um princípio de tumulto, entre algumas pessoas do MST, motoristas e policiais, mas ninguém se feriu. “Resolvemos liberar para não acontecer nada”, disse, ao Só Notícias.
O grupo aguarda o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), repassar passagens para que dois líderes possam viajar a capital e discutir a pauta de reivindicações como a celeridade na reforma agrária para áreas da região, infra-estrutura para os acampamentos, entre outros pontos.
Ainda conforme Rosélia, não há definição se a rodovia será trancada novamente amanhã e a decisão irá depender da resposta do Incra. Na semana passada, por dois dias, o trânsito ficou impedido e apenas ambulâncias conseguiam passar.
Longas filas chegaram a se formar e, mesmo com a liberação, em horários programados, foram necessárias algumas horas para o tráfego voltar ao normal.