quarta-feira, 8/maio/2024
PUBLICIDADE

Aplicação de multa por radares é adiada em Cuiabá

PUBLICIDADE

O início da aplicação de multas dos radares eletrônicos em Cuiabá foi adiado novamente e está previsto para a segunda quinzena deste mês. Devido ao atraso na entrega dos equipamentos, o cronograma teve que ser alterado. Inicialmente, a expectativa era de que os motoristas flagrados acima da velocidade permitida nas principais avenidas seriam multados a partir do dia 27 de agosto e depois dia 1º de setembro. Apesar do sistema não estar totalmente implantado, condutores já demonstram mudanças no comportamento, reduzindo a velocidade ao passarem pelos radares ainda na fase “educativa”.

O secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Antenor Figueiredo, afirma que até o dia 15 deste mês a primeira etapa do novo sistema de monitoramento de trânsito na cidade já estará concluída. Ao todo, serão instalados 44 radares fixos e lombadas eletrônicas, 55 detectores de avanço semafórico e 30 câmeras de monitoramento. De responsabilidade do Consórcio Cuiabá Monitoramento de Trânsito, o projeto de R$ 43 milhões conta ainda com a implantação de uma Central de Inteligência de Controle de Trânsito, uma unidade móvel de monitoramento e dois radares móveis. “Tivemos problema no atraso da entrega dos equipamentos. Um dos motivos foi o caminhão que transportava boa parte dos radares que acabou pegando fogo. Por conta disso, uma nova remessa teve que ser comprada e enviada. Até a segunda quinzena, já estará tudo resolvido e os radares começarão a funcionar”.

Figueiredo acrescenta que nas avenidas Beira Rio, Mato Grosso, República do Líbano, Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil e General Mello, onde os equipamentos já foram instalados, o período educativo continua. Segundo ele, só a implantação dos radares fez com que motoristas fiquem em alerta. De acordo com o secretário, a tendência é que nos próximos dias, com o funcionamento total do sistema, os índices de acidentes de trânsito e outras infrações diminuam. “Sem dúvida, o comportamento já mudou. Os condutores, ao verem o radar, mesmo que ele não esteja funcionado, reduzem a velocidade e passam com mais cuidado. Acredito que com o início da aplicação das multas, a atitude mudará mais”.

Morador do bairro Araés, o auxiliar administrativo Sérgio Gil, 33, conta que tem diminuído a velocidade do carro ao passar pelo radar instalado na avenida Mato Grosso. Segundo ele, outros motoristas têm feito o mesmo no local. Questionado se concorda ou não com a instalação dos equipamentos, Sérgio diz ser favorável por já ter tido um familiar vítima de acidente de trânsito. “Perdi um tio atropelado por um motorista em alta velocidade. Então, eu sei bem a dor que um acidente destes pode trazer. Principalmente nas avenidas, os condutores andam muito acima da velocidade permitida. O risco de acidente é alto”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça bloqueia R$ 1,6 milhão da prefeitura de Peixoto para pagar instituto de saúde

O poder judiciário atendeu pedido do Ministério Público estadual...

Restaurante do trabalhador terá novos equipamentos em Lucas do Rio Verde

O novo procedimento licitatório, previsto para dia 20 de...
PUBLICIDADE