segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Apenas 11% são nomeados um ano após concurso no Detran-MT

PUBLICIDADE

Praticamente um ano depois do último concurso realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), dos 489 servidores aprovados, apenas 58 foram nomeados, sendo que cinco ainda não tomaram posse. A denúncia é do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran-MT).

Segundo a presidente da entidade, Daiane Renner, “a Lei de Orçamentária Anual de 2015 Garantia a nomeação dos 489”. Ela afirmou que hoje há um déficit de 70% no quadro de pessoal em todo o Estado. Os quase 500 novos servidores são suficientes para suprir as vagas em aberto de aposentados e de outras vacâncias.

Daiane ainda diz que a nomeação foi tardia, desrespeitando o acordo de negociação firmado entre governo do Estado e Detran. “Trinta foram nomeados em novembro e 28 em abril e o acordo previa a nomeação em março”.

Apesar de apenas 11% dos concursados terem sido nomeados, percebe-se impacto positivo. “Na vistoria, por exemplo, estão previstas 28 nomeações e aconteceram cinco. Mas, já se vê diferença no tamanho das filas, o atendimento está mais ágil”.

Em conversas com representantes do governo, é dito ao Sinetran que a justificativa para a demora nas nomeações é a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que não pode ser estourada. “Entretanto, a LRF abre exceções para a segurança pública, que é onde o Detran se encaixa. Isso tudo só demonstra que o governo vê o Detran apenas como um órgão arrecadador”, complementa a presidente do sindicato.

Por dia, a autarquia arrecada em média R$ 1,7 milhão. 40% do que é recebido em taxas e 60% em multas vão diretamente para o Fundo Estadual de Segurança Pública.

A falta de pessoal impacta diretamente nas condições de trabalho e atendimento, mas o que também impacta é a estrutura da sede e agências. Daiane Renner afirma que há dois planos que deveriam ter sido apresentados pela presidência do Detran e governo do Estado em fevereiro deste ano e até hoje não foram. O primeiro é o de reforma, ampliação e fornecimento de materiais da sede e agências. “A implementação do plano estava prevista para junho deste ano. Entramos em junho e nem o plano foi apresentado”, explana a servidora.

O outro plano é o de garantia de segurança nas unidades que também deveria ser posto à mesa em fevereiro e, até agora, nada. “A grande parte das agências não tem sequer vigilância armada, eletrônica e policial. Há algumas onde os muros são tão baixos que os furtos nos setores de apreensão são frequentes. O Banco do Brasil está dentro de várias unidades, e muitas delas não têm portas giratórias”, desabafa Daiane.

Em agosto, vence o prazo para ser emitida a publicação do manual de procedimentos, no qual será explicado como padronizar o atendimento em todo o Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros auxiliam moradora em trabalho de parto em Sorriso

O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou uma moradora,...

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE