O aumento expressivo de pessoas desaparecidas foi apontado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública através do 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado este mês. De acordo com o relatório, em 2016 ocorreram 1,869 registros de desaparecidos. No mesmo períodos do ano passado, foram 2.039. Não consta se houve localizações em Mato Grosso.
De acordo com o fórum, o objetivo do anuário de suprir a falta de conhecimento consolidado, sistematizada e confiável no campo. O levantamento compila e analisa dados de registros policiais entre outros setores introduzidos a cada edição.
Um dos casos de desaparecimento que mais que teve repercussão no Estado, até agora, é do menino Flávio Henrique da Silva, que desapareceu há mais de três anos, no distrito de União do Norte, na comunidade São Luiz, município de Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop).
A última vez que Flavinho foi visto estava com a família ,em um sítio da avó dele, em janeiro de 2015. Em determinado momento sentiram falta da criança. Os familiares, que mantém as buscas, acreditam que alguém teria passado de carro e o levado a criança.
O menino completará seis anos em novembro deste ano.